Visão sobre a YDUQS: Neutra
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor de educação nos últimos anos, o grupo YDUQS tem se mostrado resiliente e estratégico diante de seu posicionamento de mercado. A Companhia tem direcionado energia e foco para os segmentos com maior representatividade em sua receita líquida, sendo esses o Premium e a Educação Digital.
O segmento Premium atua com a graduação de medicina e com o Ibmec, ambos com ticket médio maior e menor evasão dos alunos. A graduação de medicina conseguiu destravar valor ao longo do trimestre, apresentando crescimento na base de alunos, no ticket médio e na receita. O amadurecimento e a criação de novas vagas para os cursos de medicina foram fundamentais para o crescimento ao longo do período observado.
A base de alunos total do Ibmec também apresentou um aumento significativo, consequência de uma melhora na captação e do aumento da base de pós-graduação. A unidade de São Paulo tem colaborado com os resultados da Companhia, uma vez que o seu ticket médio também é maior.
No 3T23, a unidade de negócio do Ensino Digital apresentou um crescimento do ticket médio de 7,2% em relação ao mesmo trimestre de 2022, resultado da elevação do preço de captação, da maturação dos alunos com mais de um ano de curso e aumento da adesão ao DIS.
A Companhia alcançou uma captação total de 165 mil alunos no 3T23, com crescimento de 27,7% em relação ao mesmo período de 2022. A expectativa é que em 2024 o grupo alcance ainda mais alunos, visando também o crescimento na vertical de medicina.
Um desafio que YDUQS ainda pode enfrentar ao longo do primeiro semestre de 2024 é o cenário de taxa de juros ainda elevada, mesmo diante das quedas recentes. Todavia, as diretrizes do negócio com foco no ensino digital e no segmento de medicina podem ajudar a Empresa a superar esses entraves. Desta forma, acreditamos em uma visão neutra para os ativos da companhia.
Visão sobre os resultados do YDUQS: Positiva
No terceiro trimestre de 2023 (3T23), o grupo YDUQS apresentou um aumento de 14,2% em suas receitas líquidas em relação ao mesmo período de 2022, alcançando R$1,30 bilhão. Este patamar se beneficiou da manutenção do crescimento da base de graduação de Medicina e Ibmec, aumento da receita DIS e melhor performance da captação.
A companhia ainda destacou que os segmentos que mais representam sua receita líquida total são os segmentos Premium e Ensino Digital, que agora somam 58%. Dessa maneira, a redução observada no segmento Presencial é mais do que compensada pelos números apresentados pelos segmentos de maior representatividade em seus números.
As despesas comerciais totalizaram R$206,1 milhões, um crescimento de 7,9% em relação ao 3T22. Esse aumento é justificado pelo aumento da elevação das despesas com PDD (provisão para devedores duvidosos). As despesas com vendas e marketing, por sua vez, apresentaram uma redução em relação ao ano passado de 17,5%, compensando positivamente as despesas comerciais.
Apesar dos efeitos não recorrentes, a companhia conseguiu registrar um EBITDA de R$453,3 milhões no trimestre, representando um crescimento de 23,1% em relação ao mesmo período de 2022. A alta foi impactada pela reestruturação do corpo docente, a baixa da diferença das contas a receber de aquisições passadas e outras despesas. Este valor contribuiu para a alta da margem EBITDA de 32,4% no 3T22 para 35,0% no 3T23, demonstrando alta alavancagem operacional.
O segmento Premium apresentou importante crescimento na base de graduação de medicina, efeito do amadurecimento dos cursos e aumento das vagas. O crescimento da unidade do Ibmec em São Paulo também contribuiu para o crescimento do segmento, tendo em vista o aumento de captação e do ticket médio. Essa evolução resultou em um aumento de 11,2% na base de alunos do segmento premium.
No 3T23, a base total de alunos do Ensino Digital e do Presencial apresentou alta de 14,5% e queda de 2,0%, respectivamente, apesar da melhora do ticket médio da base presencial, reflexo do aumento do preço de captação e dos alunos veteranos com mais de um ano.
O grupo YDUQS reportou em seus resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23), lucro líquido de R$93,3 milhões de reais (+478,2% a/a). De acordo com a Companhia, o resultado líquido do período observado ainda sofreu com impactos de efeitos não recorrentes, especialmente a amortização do ágio. Desconsiderando-os, o resultado seria um lucro líquido de R$123,3 milhões.
Apesar dos desafios encontrados, acreditamos que o grupo YDUQS conseguiu se manter de certa forma resiliente, todavia, ainda existem algumas adversidades para serem superadas. Deste modo, mantemos a posição neutra para YDUQ3.
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