Visão sobre as ações da Rumo: Compra
A Companhia apresentou ganhos relevantes de market share em suas operações, se consolidando ainda mais como referência no mercado de atuação. A Instituição terminou o ano de 2022 com ganho de market share em Mato Grosso e na Operação Sul.
Ademais, a Rumo se mostra capitalizada para participar de novas concessões e fazer novos investimentos para a sua expansão. Além disso, o perfil de baixa concorrência e da alta barreira de entrada do setor, definido por concessões, faz com que a Empresa tenha vantagem competitiva perante seus concorrentes, gerando alta previsibilidade de receita e baixo risco para produtos substitutos.
O ano de 2022 entrou para a história da Companhia, que apresentou resultado operacional recorde de 74,9 bilhões de TKU (toneladas transportadas quilômetro útil), um crescimento de 17% quando comparado ao ano anterior.
Por fim, destacamos nossa visão positiva sobre o ativo, tendo em vista a boa gestão e as melhorias dos parâmetros ASG (Ambiental, Social e Governança), que podem destravar valor para a companhia frente ao mercado. Além disso, acreditamos que o setor de atuação da Empresa viabiliza uma boa rentabilidade e acreditamos que os drivers de crescimento para o longo prazo do setor de infraestrutura ainda se mantêm sólidos. Dessa forma, recomendamos compra para RAIL3 no longo prazo.
Visão sobre os resultados da Rumo: Positiva
Olhando para o 4T22, o volume transportado total foi de 17,9 bilhões de TKU, 13% maior do que o mesmo trimestre de 2021. Esse resultado se dá, principalmente devido a uma dinâmica de mercado mais construtiva, aumento da safra e maior competitividade por parte da empresa, que foi respaldada pelo aumento da capacidade nas operações. O transporte de produtos agrícolas foi o principal responsável pelo crescimento obtido, com destaque no aumento significativo dos volumes de milho e farelo de soja. A receita operacional líquida atingiu R$2,22 milhões, expansão de 47% na comparação com o 4T21, em função do aumento de 39% na tarifa. No acumulado do ano, o avanço na receita abrangeu todas as operações da Firma, com crescimento de 39% na Operação Norte, 7% na Operação Sul e 39% na Operação de Contêineres.
O EBITDA Ajustado reportado pela Companhia teve um aumento de 37,5% comparando com a base anual, fechando 2022 com o valor de R$4,5 bilhões. A Margem EBITDA ajustada no 4T22 foi de 40,8%, evolução de 13,1 p.p em relação ao 4T21 e, fechou o ano 1,8 p.p acima de 2021, impactada pelo ganho de 6% em eficiência energética e redução do direito de passagem cobrado pelo MRS.O resultado foi afetado negativamente pelo aumento dos custos variáveis em razão do aumento do preço do combustível e crescimento dos custos fixos e despesas gerais e administrativas.
No quarto trimestre de 2022, a Empresa reportou lucro líquido de R$243 milhões e no ano R$514 milhões devido, principalmente, à conclusão da venda de 80% da Operação Portuária de Santos e melhora operacional. Com isso, a Companhia acelerou o processo de desalavancagem, terminando o ano de 2022 com alavancagem em 2,0x dívida líquida/EBITDA Ajustado. O endividamento abrangente bruto no 4T22 foi de R$17,4 bilhões, aumento de 1% frente ao 3T22. Esse avanço é reflexo da emissão da 4ª Debênture da Malha Paulista. O caixa e equivalentes da Companhia totalizaram o valor de R$8,2 bilhões no 4T22, crescimento de 10,4% em relação ao trimestre anterior. Vale destacar que o valor de caixa disponível pela Companhia seria suficiente para amortizar a sua atual dívida até o ano de 2027.
Apesar do contexto macroeconômico não ser favorável, devido à elevada taxa de juros e aumento dos preços dos combustíveis, a Companhia vem aumentando o volume transportado, melhora na performance operacional e resultados financeiros consistentes, além de uma endividamento controlado o que faz a Rumo ter boas perspectivas para os próximos trimestres. Sendo assim, nosso posicionamento é de compra para o papel no longo prazo.
Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.