Visão sobre a Qualicorp: Neutra
As atividades da Qualicorp tiveram início em 1997 através da corretagem de planos e seguros de assistência à saúde, sendo focada no segmento de planos coletivos por adesão. Foi somente a partir de 2008, entretanto, que a Companhia expandiu sua atuação para a comercialização dos seguros de pessoas.
Através dos serviços ofertados, a Qualicorp atende cerca de 2,4 milhões de beneficiários, o que a concede o título de líder na gestão e venda de planos de saúde coletivos empresariais e coletivos por adesão.
No segmento de adesão, que abrange os planos coletivos, a Empresa negocia diretamente com as operadoras, profissionais e entidades de classe ofertando soluções customizadas. Com isso, os beneficiários conseguem reduzir em até 50% o valor de um plano de saúde individual ou familiar. Em 2022, o portfólio de vidas acrescidas brutas atingiu 410,7 mil, ao passo que a saída de clientes foi de 580,2 mil, de modo que a carteira de adesão médico hospitalar mantivesse acima de 1 milhão de vidas. O atendimento da Qualicorp está concentrado no sudeste, sendo que os estados de São Paulo e Rio de Janeiro correspondem a mais de 60% dos beneficiários.
Além da atuação na oferta dos planos, a Qualicorp atua nos serviços de backoffice para os clientes atendidos, fornecendo atividades financeiras, operacionais, “conciergeria” e técnicas. Com isso, a Empresa consegue extrair diversos benefícios do modelo de atuação, como o método para aquisição de beneficiários, terceirização e gestão dos benefícios, diluição dos riscos e aprofundamento do mercado. Porém, há riscos também recaem à Qualicorp, dentre os quais destacam-se a inadimplência dos beneficiários, efeitos da sinistralidade, fraudes, entre outros.
Na frente de seguros, a Companhia oferece diversas modalidades aos diferentes estágios de vida dos clientes atendidos, como o seguro que garante o pagamento do plano de saúde em casos de desemprego ou incapacidade física temporária, evidenciando o potencial de sortimento das receitas.
O setor de saúde privado tem avançado nos últimos anos em face do déficit apresentado pela saúde pública, sendo que entre 2002 e 2022, o número de vidas atendidas por planos de assistência privada no Brasil cresceu cerca de 60%, segundo dados da ANS. O segmento é amplamente afetado pelo poder de compra da população e sensível às alterações do nível da atividade econômica e do emprego.
Dada a ampla regulação do setor, grande parte dos planos de saúde individuais foram descontinuados, de forma que ao final de 2022, mais de 80% dos benefícios representavam planos coletivos, sejam estes empresariais ou por adesão.
Deste modo, percebe-se que a Qualicorp está inserida em um segmento com potencial de crescimento. Ainda assim, a Companhia enfrenta um processo de reestruturação do negócio e no passado já foi duramente penalizada por problemas de governança corporativa.
Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.