Visão sobre a Petz: Neutra
A Petz, fundada em 2002, é uma das maiores companhias de soluções para pets no Brasil. Através de mais de 230 lojas, a Empresa está presente em 23 estados brasileiros, sendo que grande parte dos seus pontos de venda se concentram em São Paulo. Do montante de lojas, grande parte possui menos de 3 anos e seguem em processo de maturação dos seus níveis operacionais.
A Petz possui uma linha própria de produtos, além de oferecer serviços de saúde e estética animal através da marca “Seres”. Na prateleira de produtos oferecidos, os alimentos representam cerca de 60% da receita.
Entre os principais motivadores para o crescimento da Companhia está a tendência de humanização dos pets. O aumento populacional dos pets tem superado os níveis de natalidade, o que corrobora para a tese. Além disso, cada vez mais as pessoas buscam tornar seus pets como membros da família, o que implica produtos de maior qualidade e gastos maiores com seus animais de estimação. Neste sentido, a busca por rações premium é um desafio a ser destravado, já que outros países com maior adensamento da cultura de humanização dos pets possuem boa parte da renda destinada à alimentação de maior qualidade.
A penetração no digital continua sendo um ponto importante para a Companhia. Além da crescente participação na receita, o nível de serviço também se mantém em patamares elevados. Na modalidade ship from store, que considera compras feitas online e que são entregues na casa do cliente saindo de uma loja física, 95% foram entregues em um dia útil. Já a modalidade pick-up, em que o cliente faz as compras online e retira os produtos na loja, apresenta o maior NPS. A Petz chegou à marca de 390 mil assinantes, o que representa um crescimento de 12,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Grande parte do faturamento da Companhia advém deste segmento, porém, ainda que importante para a avenida de crescimento da Petz, as margens deste canal são inferiores aos demais pontos de venda.
A Empresa busca crescer tanto de forma orgânica quanto por meio de fusões e aquisições. Nos últimos anos, a compra da Zee.Dog, Petix e Cansei de Ser Gato buscou ampliar o portfólio de soluções da Companhia e expor a Petz a novos mercados, inclusive com atuação internacional. Ainda assim, nota-se que as sinergias geradas das aquisições não foram completamente geradas.
É importante ressaltar, também, o aumento da concorrência no setor. A Petz possui diferencial competitivo e vantagem frente a pequenos e médios pet shops, entregando maior mix de produtos e serviços. Entretanto, observamos movimento recente de outras grandes marcas em franca expansão, como a Cobasi. Uma possível fusão entre ambas as empresas já foi veiculada no passado, mas as especulações não se mostraram verídicas até o momento. Ademais, a Petz possui nível saudável de endividamento, o que dá conforto para o processo de expansão, seja de forma inorgânica ou orgânica.
Em resumo, percebemos que a Petz está inserida em um setor com potencial de crescimento e possibilidades de expansão da marca. Porém, dado que o parque de lojas ainda precisa de maturação, é preciso analisar com cautela o retorno gerado por esses investimentos nos próximos trimestres, especialmente em um cenário mais competitivo. Além disso, as últimas aquisições ainda não surtiram efeitos significativos no resultado. Assim, mantemos visão neutra para as ações PETZ3, com foco no longo prazo.
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