Visão sobre a M. DIAS BRANCO: Neutra
A desaceleração do nível de crescimento econômico e forte comprometimento da renda do consumidor, para pagamento de dívidas, são fatores que impactam as atividades da M. Dias Branco. Dessa forma, a renda disponível da população se encontra afetada, e isso impacta diretamente o setor de alimentos. O efeito do fraco cenário econômico sobre a M. Dias Branco tem sido mais intenso e, mesmo que haja uma recuperação econômica mais acentuada, a Companhia deve mostrar dificuldade em ampliar seus resultados.
Devido ao menor consumo, houve uma queda na utilização da capacidade de produção no trimestre e na comparação do acumulado do ano. Isso deve-se também à retração dos volumes vendidos e às férias coletivas concedidas com o objetivo de readequação dos estoques. Diante desse cenário, a Empresa adotou iniciativas que passam por simplificar a operação e reduzir as despesas, além da M.Dias Branco já ter enxugado seu quadro de funcionários através do programa de demissão voluntária.
Apesar do cenário negativo para seus negócios, a MDIA3 ainda tem bastante espaço para crescer na região Sul e Sudeste. A Empresa tem trabalhado fortemente para aumentar os volumes de vendas, com campanhas de marketing em ambas as regiões, movimento em linha com a sua estratégia voltada para a diversificação geográfica. Um dos movimentos que a Companhia fez para aumentar sua participação na região Sudeste foi a aquisição da Piraquê, empresa que tem boa participação na região, principalmente no Rio de Janeiro.
Para o longo prazo, entendemos que os números aquém do esperado, com efeito sobre as margens da Companhia e expectativa de que elas não devem se recuperar no curto prazo, deixam o papel menos interessante no momento. Portanto, o aquecimento da economia e redução do desemprego são fatores importantes para a retomada do consumo e devem ditar o ritmo de crescimento da Empresa. Acreditamos que o ativo deve mostrar uma performance em linha com o mercado e, dessa forma, acreditamos que sua tendência no longo prazo é neutra.
Visão sobre os resultados: Neutra
A empresa tem apresentado retração nas receitas de biscoitos e massas, reflexo principalmente da redução dos descontos/bonificações comerciais e ajustes nos preços. Na ponta oposta é possível observar crescimento na receita dos setores de farinha e farelo de trigo e margarinas e gorduras, em função do volume vendido ter sido maior na comparação com os períodos anteriores, enquanto o preço médio caiu.
O lucro da companhia é um outro ponto que chama nossa atenção, devido às quedas expressivas nos últimos trimestres, principalmente em função da queda nas vendas. Os reajustes de preços realizado nos últimos anos, somados à consolidação da Piraquê, que comercializa itens de maior valor agregado, contribuíram para minimizar o aumento substancial no custo do trigo. No que diz respeito a custos, houve um aumento dos gastos com mão de obra, em função dos reajustes salariais e a reoneração da folha de pagamentos na Piraquê.
O avanço na negociação com distribuidores nas regiões com maior potencial de crescimento tem favorecido as atividades da Empresa. Ela tem feito iniciativas de marketing e comerciais e, com isso, realizou a maior campanha da história da Piraquê. A M. Dias Branco ainda realizou uma contenção de despesas com a revisão do quadro de colaboradores, desligamentos e programas de demissão voluntária.
Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.