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É hora de investir em ações da CCR?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a CCR: Compra A CCR depende diretamente do nível de aquecimento da economia para ampliar o fluxo de passageiros, do qual parte de seus negócios é dependente. Por isso, com a retomada da atividade econômica e do aumento do fluxo de pessoas nos aeroportos, em rodovias e na utilização de veículos de mobilidade urbana, a Companhia é beneficiada, gerando um melhor desempenho operacional e financeiro. O alto nível de endividamento, mesmo que dentro dos padrões para o setor em que atua, pode ser um fator de dificuldade. Devido aos ainda elevados níveis de taxa de juros, a Companhia foi impactada pelo custo com juros sobre empréstimos, financiamentos e debêntures, que diminuem a lucratividade líquida das atividades do Grupo. Em julho de 2022 a Companhia realizou a divulgação de fato relevante informando a aquisição da participação da AG Participações por parte da Itaúsa e da Votorantim. Com essa movimentação, as Empresas em conjunto passam a ser titulares de 14,86% do capital social da CCR S.A. Negociada a 16x lucro para 2024, entendemos que a CCR é uma boa oportunidade, na relação de risco e retorno para este ano. A queda de juros, o nível mais acomodado de inflação e o fluxo de tráfego, que poderá apresentar resultados importantes ao longo dos próximos trimestres, faz com que mantenhamos a nossa visão de compra para CCRO3. Visão sobre os resultados da CCR: Positiva No quarto trimestre de 2023, a CCR mensurou que a receita líquida (IFRS), excluindo a receita de construção, somou R$4,5 bilhões, apresentando aumento de 36,5% frente ao 4T22, resultado este impactado pelo aumento no tráfego de veículos, no aumento de passageiros embarcados e também no aumento nos passageiros transportados nos negócios de mobilidade urbana. Em relação aos custos totais apresentados, percebemos alta de 36,9% no período avaliado e fechou o trimestre na casa dos R$4,4 bilhões. Se excluirmos efeitos não recorrentes, a métrica fechou em R$1,6 bilhão. Sobre o EBITDA ajustado, a conta foi mensurada em R$1,9 bilhão, alta de 20,1% na comparação com o último trimestre de 2022, com a margem EBITDA na casa de 55,3%, expansão de 4,5 pontos percentuais na mesma avaliação temporal. No quarto trimestre de 2023, a CCR registrou lucro líquido ajustado de R$393,9, alta de 184,6% contra o 4T22. Entretanto, como medida que reduz a lucratividade do negócio, o resultado financeiro foi negativo em R$770,6 milhões, queda de 1,3% no comparativo anual, em função, principalmente, do aumento de 181,7% das dívidas indexadas ao IPCA, que somaram R$154,2 milhões. O volume em veículos equivalentes apresentou crescimento de 7,0% no 4T23 na comparação anual, fechando com um total de 305,5 milhões de veículos. Essa performance demonstra, principalmente, o forte nível do tráfego em rotas de escoamento de produtos agrícolas aos portos, favorecido pela grande elevação das exportações no Brasil. Na categoria de veículos de passeio, o volume subiu 5,8% no período, patamar acima do nível pré-pandemia, número recorde de movimentação em suas concessionárias. A dívida líquida consolidada (IFRS) do Grupo foi de R$23,3 bilhões, contra os R$20,8 bilhões apresentados no mesmo período do ano anterior. Já a alavancagem financeira, calculada pela relação dívida líquida/EBITDA ajustado, ficou em 3,0x, frente ao nível de 2,9x do 4T22. Dentro desses passivos, percebemos que o caixa da CCR (R$7,1 bilhões) cobre o total de dívidas no curto prazo (R$4,2 bilhões), fato importante para a melhor gestão das obrigações. 41% do endividamento está direcionado a partir de 2032, o que não gera pressões no curto e médio prazo para tomada de recursos a custos maiores para pagamento de dívidas. O último trimestre do ano passado mostrou forte fluxo no tráfego de veículos nas rodovias sob administração da CCR. Com a perspectiva de mais uma safra de grãos com volumes relevantes e com a queda de juros e a inflação mais acomodada, que podem impactar positivamente o ritmo industrial e o fluxo de veículos a lazer, entendemos que o tráfego de veículos, bem como o número de passageiros embarcados, podem apresentar níveis elevados e, consequentemente, impactar para cima as principais métricas operacionais. Dessa forma, acreditamos que bons resultados podem ser apresentados e, neste sentido, temos a visão positiva para o papel CCRO3.

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