Visão sobre a Blau Farmacêutica: Neutra
Atuando na fabricação de medicamentos próprios para variadas classes terapêuticas, a Blau Farmacêutica possui foco nas divisões de biológicos, especialidades e oncológicos, além de deter um amplo portfólio de produtos injetáveis, indispensáveis para hospitais, clínicas e HMOs (Health Maintenance Organization).
Atualmente, a Empresa conta com 4 unidades de negócios: (i) Biológicos, divisão composta por medicamentos em células vivas, produzidas por síntese química, que compõem uma ampla classe de produtos; (ii) Especialidades, formada por produtos direcionados para hospitais e tratamentos especializados; (iii) Oncológicos, que são medicamentos destinados ao tratamento do câncer e (iv) Outros, que abrange medicamentos com e sem prescrição médica e focados no varejo e institucional.
Os mais de 60 produtos oferecidos pela Blau foram comercializados em mais de 8.400 instituições, sendo cerca de 6 mil hospitais e 1,4 mil órgãos públicos. Isso revela a força do portfólio da Empresa, colocando-a na 29ª posição do mercado brasileiro entre as farmacêuticas e na 11ª colocação entre as fornecedoras para o segmento institucional.
Além disso, a Companhia investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e, para isso, conta com seu centro de inovação chamado Blau Inventta. Esse departamento é responsável pelo fluxo de ponta a ponta do desenvolvimento de um novo produto, passando desde a pesquisa bibliográfica até a produção final.
Para dar suporte à operação, está em desenvolvimento o complexo industrial P1000, com custo estimado de R$700 milhões, localizado no estado de Pernambuco. Com essa planta, a Blau contará com 36 linhas de produção, mais do que dobrando a quantidade existente.
O mercado brasileiro de produtos farmacêuticos deve figurar como o 6° maior do mundo em 2024, mostrando um CAGR de cerca de 14% nos últimos 5 anos. Isso se deve à elevação da expectativa de vida e dos padrões de saúde do país, dada a expansão do mercado público e privado. Dessa forma, o envelhecimento da população, a introdução de novos medicamentos e a penetração da Blau nos segmentos institucionais e no sistema público de saúde são alavancas potenciais para a Empresa.
Ainda assim, a Companhia conta com diversos fatores de risco que interferem na tese. Em primeiro, o desempenho de vendas de produtos líderes impacta diretamente o resultado da Blau, sendo que apenas 10 produtos representam aproximadamente 75% da receita líquida. Além disso, a Empresa está inserida em um segmento altamente regulado, que faz com que o seu modelo de negócio esteja sujeito à definições de órgãos externos. Ademais, algumas matérias-primas são chave para a produção dos medicamentos, tornando a Blau sensível à variação de preços causada pelo número limitado de fornecedores. Dado o cenário, seguimos com visão neutra para as ações BLAU3 para o longo prazo.
Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.